SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipalA história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FLEURI, Reinaldo Matias. Rebeldia e democracia na escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.39, pp.470-482. ISSN 1413-2478.

O pensamento de Michel Foucault ajuda-nos a compreender os dispositivos de poder disciplinar vigentes na organização escolar que promovem a sujeição dos indivíduos. Ajuda-nos também a entender os processos de resistência expressos por vezes em ações de rebeldia individual ou coletiva. O artigo busca entender - pela óptica da complexidade (Gregory Bateson) e na perspectiva pedagógica de Paulo Freire e de Céléstin Freinet - como trabalhar com as manifestações de rebeldia, na direção de uma prática educativa emancipatória, dialógica e democrática. As práticas de transgressão podem constituir as bases para processos educativos que superem as relações de saber-poder disciplinar, na medida em que forem assumidas coletivamente (consolidando relações de reciprocidade e solidariedade) e ativamente (cultivando a diversidade de iniciativas e interações). Para isso, é preciso desvencilhá-la do caráter de delinqüência que lhe é impingido pelo sistema examinatório de vigilância e sanção.

Palavras-chave : Poder Disciplinar; Rebeldia; Complexidade; Diálogo; Exame.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )