SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39Rebeldia e democracia na escolaEscola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FELGUEIRAS, Margarida Louro. A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.39, pp.483-501. ISSN 1413-2478.

Na historiografia da história da educação, vários autores têm salientado a posição "entre-dois" que a disciplina ocupa (Nóvoa, 1994, p. 21; Depaepe, 1993, p. 31). Disciplina histórica, elemento estruturante da incipiente ciência da educação, só se desenvolveu historicamente no campo institucional da formação de professores, a que ficou vinculada. A partir dessa situação, propomo-nos analisar a questão de forma semi-retrospectiva, evocando recordações da experiência pessoal. A partir delas, caminhamos na interrogação ao passado, tomando Portugal por campo de observação, ao mesmo tempo em que lançamos um olhar sobre a situação da história da educação em outros países europeus. Pretendemos problematizar o lugar da história da educação no sistema de ensino, compreender como se sedimentou a história da educação na área da formação dos docentes e que papel aí representou. Da sistematização de algumas questões em torno dessa problemática pretendemos discutir o carácter híbrido da história da educação, com as dificuldades e oportunidades daí decorrentes.

Palavras-chave : História da Educação; Saber Pedagógico; Formação de Professores; Ensino da História da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )