SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógicoUm "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

VEIGA, Cynthia Greive. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.39, pp.502-516. ISSN 1413-2478.

RESUMO O artigo apresenta dados finais de pesquisa sobre a escolarização de crianças pobres, negras e mestiças no Brasil, especificamente na província de Minas Gerais, durante a vigência da Monarquia constitucional (1824-1889). Para seu desenvolvimento, foram investigados diferentes documentos da instrução pública; a principal tese é demonstrar o caráter popular da escola do Império e discutir que o seu fracasso na função de instruir e civilizar pobres, negros e mestiços pode estar exatamente relacionada à desqualificação da condição de educabilidade da clientela à qual se destinava a escola pública do século XIX. Destaca ainda a importância da temática para ampliação dos debates sobre a história da escola no Brasil.

Palavras-chave : História da Educação; Educação Imperial; Escola Pública; Classe Social; Etnia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )