SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperialInstrução e assistência na capitania de Minas Gerais: das ações das câmaras às escolas para meninos pobres (1750-1814) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

DOMINGUES, Petrônio. Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.39, pp.517-534. ISSN 1413-2478.

O artigo examina como a Frente Negra Brasileira (1931-1937) - considerada a maior e mais importante organização negra que se projetou no cenário nacional após a abolição da escravatura - discutiu, problematizou e tratou a questão da educação. Verifica-se como as lideranças dessa organização tinham uma visão crítica em relação à falta de políticas públicas voltadas à população negra e concebiam a educação como uma ferramenta estratégica para a inserção desse segmento populacional à sociedade. Além da integração social, a educação possibilitaria a eliminação dos preconceitos e, em última instância, garantiria as condições para o exercício da cidadania plena.

Palavras-chave : Negros; Relações Raciais; Educação; Multiculturalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )