SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39Discursos produzidos por colonos do sul do país sobre a matemática e a escola de seu tempo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

ROSA, Maria Inês Petrucci  y  . Memórias e odores: experiências curriculares na formação docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.39, pp.565-575. ISSN 1413-2478.

Este artigo trata de memórias escolares de estudantes de licenciatura compartilhadas na experiência do estágio, tendo como princípio de formação uma aproximação mais significativa com os fazeres do cotidiano escolar. Metodologicamente, a investigação questiona a clássica abordagem de produção de conhecimentos a partir do olhar, trazendo como elemento inovador a articulação entre a valorização de um caminho sensorial pouco usual - o olfato - e as memórias acionadas a partir dele. Na intenção de exercitar a possibilidade da escrita de histórias narrativas a partir de odores, foram propostas aos alunos as seguintes questões: que odores são sentidos no ambiente da escola onde se realiza seu estágio? Que memórias são acionadas a partir desses odores? Defendemos a idéia de que a formação docente passa também pelas memórias, muitas vezes inusitadas, pelas experiências comunicáveis e pelas sensibilidades dos professores em formação.

Palabras clave : Formação Docente; Estágio Supervisionado; Memórias; Narrativas; Odores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )