SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39Discursos produzidos por colonos do sul do país sobre a matemática e a escola de seu tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ROSA, Maria Inês Petrucci  e  . Memórias e odores: experiências curriculares na formação docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.39, pp.565-575. ISSN 1413-2478.

Este artigo trata de memórias escolares de estudantes de licenciatura compartilhadas na experiência do estágio, tendo como princípio de formação uma aproximação mais significativa com os fazeres do cotidiano escolar. Metodologicamente, a investigação questiona a clássica abordagem de produção de conhecimentos a partir do olhar, trazendo como elemento inovador a articulação entre a valorização de um caminho sensorial pouco usual - o olfato - e as memórias acionadas a partir dele. Na intenção de exercitar a possibilidade da escrita de histórias narrativas a partir de odores, foram propostas aos alunos as seguintes questões: que odores são sentidos no ambiente da escola onde se realiza seu estágio? Que memórias são acionadas a partir desses odores? Defendemos a idéia de que a formação docente passa também pelas memórias, muitas vezes inusitadas, pelas experiências comunicáveis e pelas sensibilidades dos professores em formação.

Palavras-chave : Formação Docente; Estágio Supervisionado; Memórias; Narrativas; Odores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )