SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número40A implementação dos ciclos de formação em Porto Alegre: para além de uma discussão do espaço-tempo escolarJovens produzindo identidades sexuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Os ciclos de formação como alternativa para a inclusão escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.40, pp.66-82. ISSN 1413-2478.

A partir da década de 1980, a cultura escolar passou a ser foco dos debates sobre as necessidades urgentes de construção de uma escola capaz de abrigar a diversidade da população escolarizável do país, para enfrentar o fracasso escolar e resolver o problema do analfabetismo e das desigualdades de acesso aos bens culturais da humanidade. Entre as alternativas, a organização da escola por ciclos passou a ser uma das alternativas apresentadas pelas propostas mais ousadas de mudança dessa cultura. Este trabalho discute parte dessa questão, situando a seguinte pergunta: seria a mudança da organização do trabalho escolar da seriação para a escola ciclada a alternativa para o enfrentamento do fracasso escolar na escola pública? Tomamos por base as pesquisas realizadas junto à rede municipal de Belo Horizonte, nos processos de implantação e implementação do Projeto Político-Pedagógico Escola Plural, em palco desde 1995. A pesquisa que deu suporte a essas reflexões discute as experiências práticas de implementação da organização por ciclos nas escolas e as dificuldades e os desafios vividos diante das condições de trabalho numa rede que decidiu por alterar a organização do trabalho em todo o sistema de uma só vez.

Palavras-chave : Escola Plural; Ciclos de Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )