SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue40Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estéticaA inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

BEZERRA, José Arimatea Barros. Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.40, pp.103-115. ISSN 1413-2478.

Estudo sobre o comer na escola, cujo objeto central de investigação foram os significados que a merenda escolar adquire, como prática concreta e como discurso, no contexto de uma escola pública de ensino fundamental. As teorias das representações sociais, da ação social e crítica do currículo, complementadas por conceitos socioantropológicos de comida e alimento, casa e rua e estudos qualitativos em alimentação escolar constituíram o suporte teórico principal da investigação. Concluiu-se que: as representações sociais sobre a merenda escolar elaboradas pelos profissionais da escola geram um habitus correspondente que tende a orientar as disposições práticas relacionadas ao comer na escola, à organização do trabalho pedagógico e à jornada escolar.

Keywords : Merenda Escolar; Currículo; Escola Pública; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )