SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número40A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discursoFormação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MORENO, Rosangela Carrilo  e  ALMEIDA, Ana Maria F.. O engajamento político dos jovens no movimento hip-hop. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.40, pp.130-142. ISSN 1413-2478.

O que leva alguns jovens a se envolver com a militância política, criando ou participando de grupos de interesse? Essa questão é discutida a partir dos resultados de uma pesquisa sobre um grupo de rappers envolvido com o movimento hiphop na cidade de Campinas, estado de São Paulo. Suas disposições para a militância são analisadas como resultado das condições objetivas e subjetivas em que se deu sua socialização, apreendidas por meio do estudo da trajetória social de suas famílias. Por sua vez, a entrada concreta em militância é analisada como resultado, nunca definitivo, dos encontros e das interações desenvolvidas no interior de redes de relações de vários tipos, inclusive afetivas, que se localizam num espaço social concretizado em instituições, modos de agir e de pensar que orientam microdecisões cotidianas, incluindo aquelas associadas à ação política.

Palavras-chave : Socialização; Juventude; Política; Militantismo; Hip-Hop.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )