SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue41Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduaçãoA socialização como fato social total: notas introdutórias sobre a teoria do habitus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. "Discutir educação é discutir trabalho docente": o trabalho docente segundo dirigentes da Confederación de Trabajadores de la Educación de la República Argentina (CTERA). Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.41, pp.281-295. ISSN 1413-2478.

Inserido nos debates a respeito da dicotomia entre "proletarização" e "profissionalidade" do trabalho docente, o texto destaca significados oferecidos por dirigentes da CTERA aos conceitos de "trabalhador em educação" e de "profissional docente". Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com um homem e duas mulheres. O referencial sustenta-se em análises que interpretam a gênese da ocupação como forma de compreender sua atual configuração; o processo de trabalho docente; e a importância do gênero para tecer as representações existentes sobre a ocupação. Os resultados indicam que, na elaboração dos sindicalistas, não há contradição entre ser trabalhador e buscar a profissionalidade. A defesa da identidade de trabalhador em educação articula a luta contra a retirada de direitos trabalhistas e o papel protagonista do professorado no desenvolvimento de projetos educacionais.

Keywords : Trabalho Docente; Sindicalismo Docente; Profissionalidade Docente; Trabalhadores em Educação; CTERA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )