SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado?As estratégias de administração das políticas públicas de educação na cidade do Rio de Janeiro entre 1922 e 1935 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

RIBEIRO, Marlene. Trabalho e educação no movimento camponês: liberdade ou emancipação?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp.423-439. ISSN 1413-2478.

O artigo aborda o tema "trabalho, movimentos sociais e educação". Tem por objetivo trazer elementos para identificar os princípios/fins de liberdade e emancipação que sustentam as experiências de trabalho-educação em sistema de alternância, realizadas pelos movimentos sociais populares do campo. Trata-se das organizações sindicais de trabalhadores rurais e dos movimentos organizados da Via Campesina. Apesar da diversidade de sujeitos, projetos sociais e formas de organização, esses movimentos têm em comum uma luta histórica pela terra de trabalho e pela democracia, o que permite sintetizá-los na unidade movimento camponês. Na importância do estudo destaca-se a necessidade de atentarmos para o novo contido nas experiências de trabalho-educação do movimento camponês, que são produzidas à revelia do processo de reprodução e acumulação do capital e do controle do Estado.

Palabras clave : Trabalho-Educação; Movimentos Sociais; Pedagogia da Alternância; Liberdade e Emancipação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )