SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42As estratégias de administração das políticas públicas de educação na cidade do Rio de Janeiro entre 1922 e 1935A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

LUDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da  y  BOING, Luiz Alberto. A pesquisa do professor da educação básica em questão. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp.456-468. ISSN 1413-2478.

O texto discute a pesquisa do professor com autores que veem nela alguma possibilidade de acontecer. Dentre os autores trabalhados, destacam-se: Stenhouse, Elliott, Huberman, Geraldi, Fiorentini, Cochran-Smith, Lytle, Anderson, Herr, André, Lüdke, Cruz, Zeichner, Diniz-Pereira, Nofke, Tardif e Zourhlal. Para servir de instrumento à pesquisa, foram selecionados dois trabalhos de professores que foram apresentados no XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE, 2004) e dois outros no II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM, 2003). Os quatro textos foram enviados a 12 juízes, escolhidos em diferentes instâncias, dentre profissionais bem preparados em suas respectivas áreas de formação, com vasta experiência de pesquisa e intensa produção, além de interessados e sensibilizados com a formação de professores, inclusive no que se refere à sua pesquisa. A partir dos pareceres desses avaliadores, são apresentados alguns resultados teórico-metodológicos e práticos que podem enriquecer o debate sobre os limites e possibilidades da pesquisa dos professores.

Palabras clave : Pesquisa Educacional; Professor da Educação Básica; Julgamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )