SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42A pesquisa do professor da educação básica em questãoImprensa e Escola Normal: representações de progresso e civilização na produção de um imaginário social - 1918-1938 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ALVES, Gilberto Luiz  e  CENTENO, Carla Villamaina. A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp.469-487. ISSN 1413-2478.

O artigo decorre de um programa de pesquisa que investiga o papel dos instrumentos do trabalho didático na relação educativa. Elege como foco o discurso dos manuais didáticos de história do Brasil e, para aprofundar a análise do conteúdo, procura apreender as interpretações acerca da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Prioriza manuais didáticos pioneiros, produzidos no período imperial, a exemplo de Lições de história do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, um dos principais compêndios da área no Colégio Pedro II. Esses manuais, quanto à concepção pedagógica e à forma de organização, comportavam incipiente simplificação e objetivação do trabalho didático que denotavam os primeiros indícios de uma organização técnica de base manufatureira.

Palavras-chave : História da Educação; Trabalho Didático; Manuais Didáticos; História do Brasil; Guerra da Tríplice Aliança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )