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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

VELOSO, Geisa Magela. Imprensa e Escola Normal: representações de progresso e civilização na produção de um imaginário social - 1918-1938. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp.488-504. ISSN 1413-2478.

Tomando elementos da história de Montes Claros, no estado de Minas Gerais, como referência, discute-se a utilização dos conceitos de representação, apropriação e prática (Chartier, 1990, 2001, 2002) e de imaginário social (Baczko, 1985), no contexto da história cultural. Confere-se visibilidade a publicações da Gazeta do Norte, jornal que assumiu a missão de educar os montes-clarenses, elegendo a Escola Normal de Montes Claros como referência e inspiração para esse empreendimento. Visando seu propósito educativo e considerando os conteúdos em circulação, o jornal produziu representações positivas da escola e das práticas escolares, colocando a educação como eixo de desenvolvimento e progresso. Tais representações, imbuídas de interesses e significações, não são a realidade, mas integraram o processo de informar e formar a opinião pública e contribuíram para consolidar a Escola Normal e mobilizar ações da população local.

Palavras-chave : Imaginário Social; Representações e Práticas; Apropriação; Imprensa.

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