SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42Imprensa e Escola Normal: representações de progresso e civilização na produção de um imaginário social - 1918-1938Sobre a "conveniência" da escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

JULIO, Josimeire M.  y  VAZ, Arnaldo M.. Representações de masculinidades latentes em aulas de física do ensino médio. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp.505-520. ISSN 1413-2478.

O estudo caracteriza aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva em uma turma de ensino médio. Aulas de física de uma turma de primeira série do ensino médio foram acompanhadas ao longo de um ano. A microanálise de uma sequência de seis aulas - gravadas em áudio e em vídeo - envolvendo uma atividade que simula o trabalho de uma comunidade científica caracteriza as interações predominantes entre os rapazes. As masculinidades destacadas mobilizamse em torno do estímulo diante de situações desafiadoras e de competição,da curiosidade pelo fenômeno investigado, do desafio às regras estabelecidas na condução da atividade. Entre as implicações do estudo, destaca-se a necessidade de levar em consideração manifestações de masculinidades que possam comprometer o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento dos grupos de aprendizagem.

Palabras clave : Representações de Masculinidade; Ensino de Física; Atividades Investigativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )