SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue42Representações de masculinidades latentes em aulas de física do ensino médioA pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

COSTA, Marisa Vorraber  and  MOMO, Mariangela. Sobre a "conveniência" da escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp.521-533. ISSN 1413-2478.

O artigo pretende mostrar um novo "uso" para a escola, atrelado à lógica do atual estágio da globalização, em que a cultura ocupa uma posição singularmente importante, entremeando-se na vida social, nos circuitos econômicos e regimes políticos. Recorrendo à teorização de George Yúdice sobre os usos da cultura na era global, sãoanalisados três projetos sociais - Você Apita, Tim Música nas Escolas e Escola Aberta - considerados expressivos da forma como empresas, organizações públicas e iniciativas da sociedade civil se articulam com a cultura e a educação para fazer os mercados globalizados se movimentarem, mas não apenas em seus próprios interesses, embora esses persistam no topo das prioridades. Há indícios de que a "conveniência" da escola ultrapassa o interesse mercantil imediato e se projeta como estratégia direcionada a uma variada gama de propósitos sociopolíticos, econômicos e culturais, entre eles a possibilidade de governar a vida das pessoas, forjando visões de mundo e de sociedade.

Keywords : Escola e Globalização; Escola e Cultura; Governamento; Projetos Sociais; Biopolítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )