SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42Representações de masculinidades latentes em aulas de física do ensino médioA pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

COSTA, Marisa Vorraber  y  MOMO, Mariangela. Sobre a "conveniência" da escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp.521-533. ISSN 1413-2478.

O artigo pretende mostrar um novo "uso" para a escola, atrelado à lógica do atual estágio da globalização, em que a cultura ocupa uma posição singularmente importante, entremeando-se na vida social, nos circuitos econômicos e regimes políticos. Recorrendo à teorização de George Yúdice sobre os usos da cultura na era global, sãoanalisados três projetos sociais - Você Apita, Tim Música nas Escolas e Escola Aberta - considerados expressivos da forma como empresas, organizações públicas e iniciativas da sociedade civil se articulam com a cultura e a educação para fazer os mercados globalizados se movimentarem, mas não apenas em seus próprios interesses, embora esses persistam no topo das prioridades. Há indícios de que a "conveniência" da escola ultrapassa o interesse mercantil imediato e se projeta como estratégia direcionada a uma variada gama de propósitos sociopolíticos, econômicos e culturais, entre eles a possibilidade de governar a vida das pessoas, forjando visões de mundo e de sociedade.

Palabras clave : Escola e Globalização; Escola e Cultura; Governamento; Projetos Sociais; Biopolítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )