SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue42A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmicoSurdez e preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

BOHADANA, Estrella  and  VALLE, Lílian do. O quem da educação a distância. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp.551-564. ISSN 1413-2478.

Em curto espaço de tempo, a educação a distância (EAD) passou de recurso marginal a menina dos olhos das políticas públicas e das ações empresariais. Hoje, não é possível desconsiderar o impacto que a introdução da EAD online vem causando em nossas formas correntes de conceber e de praticar a educação e a comunicação. Seus mais ardorosos defensores proclamam que as tecnologias de informação e de comunicação estão engendrando um novo tipo de sociedade e de humano. No entanto, tem-se a impressão de que o discurso de franca ruptura com o passado resulta não só da crença exacerbada nos meios tecnológicos, como da impossibilidade de responder as objeções que lhe poderiam ser feitas. Nesse sentido, torna-se agora urgente investir no aprofundamento teórico - que permitirá, talvez, entender e qualificar asrupturas que devam ser realizadas e aquelas que devam ser evitadas. É para a construção de instrumentos conceituais que favoreçam tal elucidação que o presente artigo pretende contribuir.

Keywords : EAD On-Line; Cibercidadão; Modernidade e Tecnicismo; Formação Humana e Democracia; Sujeito Isolado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )