SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmicoSurdez e preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BOHADANA, Estrella  e  VALLE, Lílian do. O quem da educação a distância. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp.551-564. ISSN 1413-2478.

Em curto espaço de tempo, a educação a distância (EAD) passou de recurso marginal a menina dos olhos das políticas públicas e das ações empresariais. Hoje, não é possível desconsiderar o impacto que a introdução da EAD online vem causando em nossas formas correntes de conceber e de praticar a educação e a comunicação. Seus mais ardorosos defensores proclamam que as tecnologias de informação e de comunicação estão engendrando um novo tipo de sociedade e de humano. No entanto, tem-se a impressão de que o discurso de franca ruptura com o passado resulta não só da crença exacerbada nos meios tecnológicos, como da impossibilidade de responder as objeções que lhe poderiam ser feitas. Nesse sentido, torna-se agora urgente investir no aprofundamento teórico - que permitirá, talvez, entender e qualificar asrupturas que devam ser realizadas e aquelas que devam ser evitadas. É para a construção de instrumentos conceituais que favoreçam tal elucidação que o presente artigo pretende contribuir.

Palavras-chave : EAD On-Line; Cibercidadão; Modernidade e Tecnicismo; Formação Humana e Democracia; Sujeito Isolado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )