SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número43Uma análise acerca do boicote dos estudantes aos exames de avaliação da educação superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

FISCHMAN, Gustavo E.  y  SALES, Sandra Regina. Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.43, pp.07-20. ISSN 1413-2478.

O artigo apresenta reflexões sobre a pedagogia crítica como narrativa redentora nos cursos de formação de professores. Quando se usa a pedagogia crítica adotando essas narrativas, as escolas são apresentadas de maneira dualista, ou seja, como vítima e, ao mesmo tempo, causadora de muitos problemas educacionais e sociais. A ironia é que, além disso, a escola e os professores aparecem nessa narrativa como os melhores recursos da esperança pedagógica. Argumentamos que, para que a pedagogia crítica se torne um discurso político-educacional viável na formação docente, é necessário considerar novas estratégias para além das posições redentoras, abandonando essencialíssimos dicotômicos e a figura do “super professor consciente crítico”, como agente de mudança educacional.

Palabras clave : Formação Docente; Pedagogia Crítica; Narrativas Redentoras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )