SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número43Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?Titulação escolar, condição de “elite” e posição social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

LEITAO, Thiago; MORICONI, Gabriela; ABRAO, Mariangela  y  SILVA, Dayse. Uma análise acerca do boicote dos estudantes aos exames de avaliação da educação superior. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.43, pp.21-44. ISSN 1413-2478.

O artigo analisa o fenômeno denominado boicote aos exames que compõem o sistema de avaliação do ensino superior no Brasil, dando ênfase ao Exame Nacional de Avaliação do Desempenho do Estudante (ENADE). Evidencia a magnitude do fenômeno, ao longo do tempo, entre as instituições públicas e privadas, por tipo de boicote. A análise econométrica realizada tomou como base os dados do último triênio de avaliação do ENADE, identificando as variáveis que mais afetaram a decisão do aluno em adotar esse comportamento, assim como permitindo traçar um perfil do estudante que aderiu ao fenômeno. Como principal conclusão, o estudo mostra que o boicote, quando analisado de uma forma geral, não se mostra significativo, uma vez que o percentual de ocorrência nunca foi superior a 3,5%; quando analisado por curso, porém, a incidência desse fenômeno apresentou grandes variações. O presente artigo também apresenta algumas possíveis motivações para esse comportamento, entre elas, a insatisfação do aluno com o curso ou com a instituição.

Palabras clave : Avaliação; Educação do Ensino Superior; ENADE; Boicote.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )