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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CORADINI, Odaci Luiz. Titulação escolar, condição de “elite” e posição social. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.43, pp.45-69. ISSN 1413-2478.

O artigo tem como objetivo a apresentação de resultados do exame das relações entre titulação universitária, ocupação profissional e posição social no Brasil das últimas décadas. Utilizando como fonte de dados empíricos os microdados dos censos, é confrontada a titulação universitária com os destinos ocupacionais e o rendimento do trabalho principal. Conforme a hipótese geral, como os usos sociais da titulação universitária se inscrevem numa diversidade de mercados e de relações diferenciadas com a estrutura de poder, por um lado ocorre o crescimento da proporção daqueles que têm alguma ocupação de "elite", por outro, a forte polivalência nos usos da titulação universitária resulta também na grande quantidade dos que exercem alguma ocupação com rendimento inferior ao daqueles da categoria ocupacional correspondente ao título. A área de conhecimento tem pouca importância para tanto, ao contrário das possibilidades de usos da titulação em alguma função de comando ou abaixo da respectiva categoria profissional.

Palavras-chave : Titulação Universitária e Mercado Profissional; Titulação Universitária e Grupos Dirigentes; Titulação Escolar e Posição Social.

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