SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número43Grupos de pesquisa sobre infância, criança e educação infantil no Brasil: primeiras aproximaçõesA banalidade do mal e as possibilidades da educação moral: contribuições arendtianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; BONIN, Iara Tatiana  e  RIPOLL, Daniela. Ensinando sobre a diferença na literatura para crianças: paratextos, discurso científico e discurso multicultural. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.43, pp.98-108. ISSN 1413-2478.

Parte-se da onipresença da literatura infantil no cenário pedagógico e do pressuposto de que os paratextos (fragmentos verbais que acompanham o texto principal das obras) que nela ocorrem são importantes guias para a sua leitura e exercem também uma função pedagógica. Considera-se ainda que a diferença, tema de interesse contemporâneo, tem invadido a área da literatura infantil. O objetivo do estudo é analisar como esses para textos ensinam e buscam influenciar condutas e atitudes em relação à diferença. Foram analisados paratextos de 21 títulos e esquadrinharam-se dois discursos neles presentes: o discurso multiculturalista e o discurso científico-informativo. Conclui-se que as diferenças vão sendo constituídas e significadas de maneiras múltiplas, como próximas ou exóticas ou como experiências a serem feitas; percebese que, em boa parte, os argumentos utilizados para informar, persuadir e cativar o leitor entrelaçam os discursos citados. Nos paratextos, são compostas determinadas maneiras de falar dos sujeitos diferentes alinhadas à preocupação de autores e editores em atuar numa certa educação para a diferença.

Palavras-chave : Literatura Infantil; Diferença; Paratexto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )