SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue43Ensinando sobre a diferença na literatura para crianças: paratextos, discurso científico e discurso multiculturalO ensino elementar no Decreto Leôncio de Carvalho: “visão de mundo” herdada pelo tempo republicano? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ANDRADE, Marcelo. A banalidade do mal e as possibilidades da educação moral: contribuições arendtianas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.43, pp.109-125. ISSN 1413-2478.

Mais do que uma época de crises, enfrentamos hoje uma crise de época, na qual a educação tem papel fundamental a desempenhar. Nesse sentido, o trabalho revisita a obra de Hannah Arendt, filósofa que pensou e viveu em tempos sombrios, a fim de entender alguns conceitos fundamentais para repensar hoje a educação moral ou a educação em valores. Com pesquisa centrada nas obras Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal e A vida do espírito, o trabalho visa compreender como e por que Hannah Arendt cunhou o conceito de banalidade do mal e em que sentido ele se relaciona com o vazio do pensamento e com uma proposta de educação em valores.

Keywords : Hannah Arendt; Banalidade do Mal; vazio do Pensamento; Educação Moral; Educação em Valores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )