SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número43Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência?A pesquisa em educação no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

CURY, Carlos Roberto Jamil. O debate sobre a pesquisa e a avaliação da pós-graduação em educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.43, pp.162-165. ISSN 1413-2478.

O texto introduz as comunicações feitas na mesa de abertura do IX Encontro de Pesquisa da Região Sudeste, realizado na Universidade de São Carlos, em julho de 2009. De início, destaca a importância do debate sobre a pós-graduação brasileira, em termos da produção de pesquisa qualificada e da importância da avaliação conduzida pela CAPES. Coloca em questão o dilema por ela enfrentado atualmente: quais os limites impostos pela necessária burocratização e a liberdade democrática de buscar realizar seus fins últimos? Ou seja, quais as possibilidades de conciliação entre a gestão burocrática, própria do sistema, e gestão democrática, exigida inclusive pela autonomia universitária? Afirma que é desta perspectiva que deve ser entendida a tensão revelada no debate.

Palabras clave : Pós-Graduação; Pesquisa; Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )