SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número43O debate sobre a pesquisa e a avaliação da pós-graduação em educaçãoA pesquisa em educação: um balanço da produção dos programas de pós-graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MACEDO, Elizabeth  e  SOUSA, Clarilza Prado de. A pesquisa em educação no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.43, pp.166-176. ISSN 1413-2478.

O artigo debate a política de pós-graduação na área de educação, entendendo-a, a partir de E. Laclau e C. Mouffe, como politização incessante habitada pela indecidibilidade. Analisando textos recentes produzidos no processo de avaliação dos programas no âmbito da CAPES, considera possível compreender a formação provisória de consensos em torno de noções como a qualidade da pós-graduação entendida como significante vazio preenchido por meio de articulações hegemônicas. As autoras, após um breve quadro do sistema a partir dos resultados da avaliação do triênio 2004-2006, analisam dois aspectos que julgam centrais para o preenchimento da noção de qualidade: a articulação dos programas em torno de linhas de pesquisa e a produção/ disseminação do conhecimento. Em relação à articulação, defendem que as linhas podem ser entendidas como uma expressão da forma como os programas estão pensando o próprio campo da educação, num exercício que tem envolvido interdisciplinaridade e flexibilidade. Quanto à produção/disseminação do conhecimento, discordam de tese corrente de que a avaliação da pósgraduação tem levado a área a um produtivismo desenfreado, entendendo-a como nostalgia restauradora.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Avaliação; Política Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )