SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

GUERRERO, Irán  y  KALMAN, Judith. La inserción de la tecnología en el aula: estabilidad y procesos instituyentes en la práctica docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.44, pp.213-229. ISSN 1413-2478.

Nos últimos anos foi enfatizado o uso da tecnologia em escolas mexicanas, a fim de modificar práticas correntes em sala de aula. No entanto, mesmo quando os professores adotam inovações tecnológicas, práticas antigas são mantidas. Poucos estudos documentam empiricamente esta estabilidade. Neste artigo, pretende-se mostrar evidências desta permanência e variações surgidas quando a tecnologia é utilizada em aula. Para isso, analisamos o caso de um professor que usa o computador para trabalhar um tema de geografía com alunos do ensino médio. Pretendemos identificar as interações promovidas pelo uso dessa tecnologia, as formas de participação dos estudantes, assim como a estabilidade e as mudanças nas práticas, com o objetivo de contribuir para a discussão sobre o uso da tecnologia na escola e mostrar que, mais que um recurso didático para transmitir informações, o computador é um instrumento sociocultural com potencialidade para construir significados.

Palabras clave : Tecnologia; Prática Docente; Interações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )