SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44La inserción de la tecnología en el aula: estabilidad y procesos instituyentes en la práctica docenteIntegração conceptual, formação de conceitos e aprendizado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

GRIGOROWITSCHS, Tamara. Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.44, pp.230-246. ISSN 1413-2478.

O artigo aborda, de uma perspectiva sociológica, o papel do jogo nos processos de socialização infantil e de formação do self na infância, lançando mão de autores clássicos como Walter Benjamin e George Herbert Mead e de alguns de seus intérpretes contemporâneos, como Gunter Gebauer e Christoph Wulf, autores que organizaram essa discussão em torno do conceito de mimese. Apresenta também uma análise de duas "imagens" presentes em Infância em Berlim por volta de 1900, de autoria de Walter Benjamin, que retratam, de forma autobiográfica, o papel do jogo para a formação do self na infância.

Palabras clave : Jogo; Brincadeira; Mimese; Identidade; Socialização; Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )