SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do selfUma genealogia dos impressos para o ensino da escrita no Brasil no século XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela. Integração conceptual, formação de conceitos e aprendizado. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.44, pp.247-263. ISSN 1413-2478.

Com base nas premissas postas pelo psicólogo russo Lev Vygotsky acerca do desenvolvimento cognitivo, discutem-se dois fatos geralmente apontados por pesquisas em educação que focalizam as formas de organização conceptual por parte dos alunos: a articulação de conceitos e o descolamento da realidade imediata, a fim de definir seu estatuto de epifenômenos decorrentes da aquisição de novos conceitos, dado que ambas as operações focalizam organizações de conceitos que resultam do processo do aprendizado, e não o que de fato ocorre na mente dos alunos no momento em que aprendem. Propõe-se assumir os pressupostos da psicologia cognitiva contemporânea que permitem reconhecer o momento de aprender como um processo de mesclagem ou integração conceptual ou, mais especificamente, double-scope blending, descrevendo as suas características particulares em relação ao trato com os conceitos em sala de aula, bem como aos participantes do processo de aprendizado na escola.

Palabras clave : Psicologia Cognitiva; Integração Conceptual; Lev Vygotsky; Desenvolvimento Cognitivo; Escolarização; Aprendizado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )