SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44A dimensão iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras à universidadePolítica educativa chilena 1965-2009: qué oculta esa trama? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

STRECK, Danilo R.. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.44, pp.300-310. ISSN 1413-2478.

O artigo analisa a dupla face da educação popular na sua relação com os movimentos sociais na América Latina, como subsidiária e promotora destes. Por um lado, pode-se dizer que a educação popular é a expressão pedagógica dos movimentos e como tal é aliada na conquista de direitos políticos e civis. Ao mesmo tempo, enquanto processo pedagógico, ela é também uma instância formadora e orientadora da sociedade e dos próprios movimentos sociais. Analisam-se as mudanças nas relações entre a educação popular e os movimentos sociais especialmente a partir da década de 1990, quando entram em cena novas forma de regulação e controle. São destacados dois temas neste estudo: os territórios de resistência e as respectivas pedagogias, e a questão da nova governabilidade e as implicações para a educação popular.

Palabras clave : Educação Popular; Movimentos Sociais; Paulo Freire; América Latina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )