SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privadosO jogo produtivo da educabilidade/governamentalidade na constituição de sujeitos universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BANDEIRA, Gustavo Andrada. Um currículo de masculinidades nos estádios de futebol. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.44, pp.342-351. ISSN 1413-2478.

O artigo procura analisar diferentes masculinidades nos estádios de futebol e ver de que forma elas se hierarquizam, mostrando como as ações dos torcedores, seus cânticos, suas vestimentas e faixas estão envolvidos nas construções das masculinidades desses sujeitos. Os estádios exercem uma pedagogia: aprende-se quando gritar, quando calar, o que gritar, o que calar, o que e como sentir... Argumentase que o conceito de currículo construído nos estádios de futebol pode ser pensado como práticas que os sujeitos são reiteradamente convidados a fazer. Essas práticas são sistematizadas no artigo em quatro eixos: raça, garra e luta; violência e socialização; um amor de macho; masculinidades subalternas.

Palavras-chave : Masculinidades; Currículo; Futebol.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )