SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44O jogo produtivo da educabilidade/governamentalidade na constituição de sujeitos universitáriosSistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

NASSIF, Vânia Maria Jorge; HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori  y  TORRES, Rosane Rivera. Fatores que influenciam na percepção das competências para o exercício da docência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.44, pp.364-379. ISSN 1413-2478.

Este artigo analisa as competências requeridas para docência acadêmica em relação às características demográficas e funcionais de docentes universitários. A partir da resposta de 282 docentes ao questionário aplicado em uma amostra de conveniência, realizou-se análise de confiabilidade e validação de constructo, gerando escala para avaliar a percepção das referidas competências. Por meio de técnicas multivariadas, dois grupos de docentes foram identificados: professor experiente e professor iniciante. O primeiro, formado por profissionais com idade mais elevada e mais tempo de docência e permanência na instituição, valoriza sobremaneira as competências relativas à habilidade interpessoal, à capacidade didático pedagógica e abertura à inovação, quando comparado ao segundo grupo. Os professores iniciantes, com menor tempo de vinculação à universidade e pouco tempo no exercício da docência, têm o foco voltado para a obtenção de titulação, demonstrando não entender o que as universidades esperam deles e, sobretudo, quais competências necessitam desenvolver para conquistar o patamar dos experientes.

Palabras clave : Competência de Docentes; Escala de Percepção de competência de Docentes; Competitividade da Universidade Privada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )