SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SAVIAN, Dermeval  y  DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.422-433. ISSN 1413-2478.

O tema da formação humana está no centro da filosofia da educação, cujo objeto é precisamente o processo de promoção humana levado a efeito pela educação. A partir da vigilância crítica, própria da filosofia, o texto esboça uma fenomenologia da época atual, constatando que as ideias atualmente hegemônicas na educação se centram na crítica à razão e às noções de verdade e de objetividade. A esse neopragmatismo que, na tentativa de opor-se à metafísica, acaba por ser profundamente metafísico reduzindo tudo à linguagem, os autores contrapõem o pensamento de Marx como uma filosofia historicizadora em que estão em causa não os sujeitos abstratos, mas os indivíduos reais, sujeitos históricos que se constituem como síntese de relações sociais. Para tanto, recorre-se à reflexão histórico-ontológica sobre a formação humana contida nos Manuscritos econômico-filosóficos de 1844, de Marx. O artigo conclui com a defesa da tese de que o acesso aos clássicos é condição necessária para a formação humana.

Palabras clave : Formação Humana; Filosofia da Educação; Marxismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )