SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45A formação humana na perspectiva histórico-ontológicaPolíticas educacionais contemporâneas: tecnologias, imaginários e regimes éticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

REVEL, Jacques. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.434-444. ISSN 1413-2478.

Os cientistas sociais opõem atualmente a micro e a macro análise em termos de tópicos, desafios e estratégias da pesquisa. Nas décadas passadas, historiadores também debateram e compararam as vantagens da micro-história com versões diferentes da história do macro, a transnacional ou a global. Este ensaio sugere como alternativa colocar a atenção sobre a importância do princípio de variação das escalas da observação, em termos heurísticos e críticos. Esboça um modelo analítico que convida a pensar que é em todos os níveis, desde o mais local até o mais global, que os processos sócio-históricos são gravados. Só podem ser compreendidos, portanto, como resultantes de uma multiplicidade de determinações, projetos, obrigações, estratégias e táticas individuais e coletivas.

Palavras-chave : Teorias da História; Micro-História; Globalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )