SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Paradigmas e cognições no campo da administração educacional: das políticas de avaliação à avaliação como políticaOs efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ANTUNES, Fátima  e  SA, Virgínio. Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.468-486. ISSN 1413-2478.

O texto apresenta alguns resultados de uma investigação recentemente concluída que, genericamente, se inscreve nos complexos processos de (multi)regulação da educação. O estudo desenvolveu-se num concelho do norte de Portugal (convencionalmente designado Vila Formosa), circunscrevendo-se às escolas com oferta de ensino secundário. A análise dos dados sugere que, na topografia complexa dos processos de (multi)regulação do campo escolar, a combinação de medidas de política educativa com recursos e cursos de acção que as diferentes escolas e as diversas categorias de famílias e jovens detêm e adoptam constituem uma tríade de fontes de dinâmicas, umas vezes convergentes, outras vezes em tensão que, por seus efeitos sociológicos cumulativos, geram a reordenação do campo de lutas concorrenciais em torno da educação, lutas essas que parecem penalizar sobretudo as famílias que já sofrem de outras desvantagens.

Palavras-chave : (Multi)Regulação da Educação; Públicos Escolares; Políticas de Escolha; Explicações; Lutas Concorrenciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )