SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Performances da docência: compreensão das dimensões filosóficas da formaçãoPromoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

PEREIRA, Marcelo de Andrade. A dimensão performativa do gesto na prática docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.555-563. ISSN 1413-2478.

O presente estudo, de caráter ensaístico, discorre, desde um ponto de vista filosófico, sobre o sentido do gesto em geral e na prática educativa. A análise procede da diferenciação do sentido do gesto do mero gesto motor em relação aos gestos figurado ou expressivo a partir da qual se depreende a acepção própria de gesto à investigação. Infere-se que a dimensão performativa e, portanto, expressiva do gesto permite criar um espaço de experimentação e construção do saber qualitativamente distinto do ordinário, não regulado por fins de ordem meramente biológica, cognitiva ou instrumental. Essa perspectiva compreende o gesto desde sua dimensão performativa como ato estético. Descrevem-se e analisam-se os conteúdos, os objetos, as condições e os efeitos do elemento estético em face de uma prática docente performativa. A investigação é amparada pelas intuições de Osman Lins, Walter Benjamin, Hans Ulrich Gumbrecht, Jean Galard, Baldine Saint Girons, entre outros.

Palabras clave : Educação Estética; Comunicação; Prática Docente; Gesto; Performance.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )