SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45A dimensão performativa do gesto na prática docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

GONCALVES, Teresa N. R.. Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.564-579. ISSN 1413-2478.

No âmbito educativo, a promoção do desenvolvimento cognitivo tem-se materializado em distintas propostas de intervenção conhecidas como programas de "ensinar a pensar" ou programas de desenvolvimento cognitivo (PDC). A partir da constatação da necessidade de uma aproximação crítica ao enquadramento conceptual e design dos referidos programas, o artigo apresenta um modelo de análise que parte do questionamento dos modelos teóricos que estão na base dos PDC. Propõe como referenciais teóricos da análise empreendida as teorias do desenvolvimento e da cognição emergentes das neurociências cognitivas e da biologia evolutiva, integradas no paradigma da complexidade, e elabora, com base nelas, um modelo de análise aplicado a um conjunto de programas seleccionados. O modelo proposto pode contribuir para repensar os programas existentes e propor novas formas de intervir neste campo em particular.

Palabras clave : Programas de Desenvolvimento Cognitivo; Complexidade; Modelos da Cognição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )