SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue46Reificação, reconhecimento e educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

BASSANI, Jaison José  and  VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.09-32. ISSN 1413-2478.

Tomando como referência fundamental o ensaio "A ideia de história natural" e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos os conceitos em sua aparência antitética, para então apresentar uma nova conceituação para segunda natureza. Ao final, mostra o entrelaçamento entre segunda natureza - como catástrofe -, técnica e educação, movimento que procura pôr em novos termos a assertiva adorniana de que Auschwitz não se repita.

Keywords : Adorno, Theodor W.; Educação e Autonomia; Filosofia da História.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )