SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue46Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educaçãoA filosofia educativa de Eugenio María de Hostos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

DALBOSCO, Claudio Almir. Reificação, reconhecimento e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.33-49. ISSN 1413-2478.

O trabalho busca investigar a atualidade da crítica do conceito de reificação para o campo educacional. Baseando-se nas análises do pensador alemão Axel Honneth, defende a tese de que um conceito crítico de educação depende da teoria do reconhecimento para poder recusar toda forma de reificação. O trabalho reconstrói, no primeiro passo, a dupla estratégia empregada por Honneth para analisar o conceito lukacsiano de reificação. No segundo, procura delinear alguns traços de sua teoria do reconhecimento, concentrando-se na tese do primado do reconhecimento como forma principal da sociabilidade humana. Por fim, no terceiro passo, esboça, com base na teoria do reconhecimento, uma crítica ao conceito de reificação, descortinando algumas implicações para o campo educacional.

Keywords : Educação; Reificação; Reconhecimento; Tendência para o Cognitivismo; Participação Afetiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )