SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número46Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educaçãoA filosofia educativa de Eugenio María de Hostos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

DALBOSCO, Claudio Almir. Reificação, reconhecimento e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.33-49. ISSN 1413-2478.

O trabalho busca investigar a atualidade da crítica do conceito de reificação para o campo educacional. Baseando-se nas análises do pensador alemão Axel Honneth, defende a tese de que um conceito crítico de educação depende da teoria do reconhecimento para poder recusar toda forma de reificação. O trabalho reconstrói, no primeiro passo, a dupla estratégia empregada por Honneth para analisar o conceito lukacsiano de reificação. No segundo, procura delinear alguns traços de sua teoria do reconhecimento, concentrando-se na tese do primado do reconhecimento como forma principal da sociabilidade humana. Por fim, no terceiro passo, esboça, com base na teoria do reconhecimento, uma crítica ao conceito de reificação, descortinando algumas implicações para o campo educacional.

Palavras-chave : Educação; Reificação; Reconhecimento; Tendência para o Cognitivismo; Participação Afetiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )