SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número46O conceito de gênero: uma leitura com basenos trabalhos do GT Sociologia da Educação da ANPEd (1999-2009)Mudanças climáticas globais: a resposta da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura  y  FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira. Um balanço da produção científica em educação ambiental de 2001 a 2009 (ANPEd, ANPPAS e EPEA). Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.119-134. ISSN 1413-2478.

Este trabalho mapeia a produção científica em educação ambiental (EA), no período de 2001 a 2009, por meio de trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da ANPEd, nos Encontros da ANPPAS e nos EPEAs. Os trabalhos identificados são analisados quanto às ênfases temáticas e as características dos autores. Os resultados indicam: i) predominância do sexo feminino em todos os níveis de titulação; ii) maioria de autores doutores/as nos eventos da ANPEd e da ANPPAS, enquanto no EPEA predominam mestres; iii) trabalhos majoritariamente procedentes de IES públicas nos três eventos pesquisados; iv) maior representatividade das regiões Sudeste e Sul nas reuniões da ANPEd e no EPEA, sendo que nos encontros da ANPPAS predominam as regiões Sudeste e Centro-Oeste; v) a EA no ensino formal destaca-se como preocupação temática em todos os eventos investigados. Discute-se, ainda, a relevância desses indicadores para a legitimação da EA como área de produção científica.

Palabras clave : Produção Científica em EA; Eventos Científicos de EA; Pesquisa em EA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )