SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número46Mudanças climáticas globais: a resposta da educaçãoPobreza, relações étnico raciais e cotidiano escolar: narrativas do viver índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SILVA, Lourdes Helena da; COSTA, Vânia Aparecida  y  ROSA, Walquíria Miranda. A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.149-166. ISSN 1413-2478.

Este artigo apresenta análises e reflexões construídas com base nos resultados do Programa de Estudos Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária em Minas Gerais: os processos educativos gestados no Projeto “Educação, Campo e Consciência Cidadã”, de maneira que evidencie conquistas, demandas e desafios enfrentados pelos sujeitos da EJA nos processos formativos vivenciados. As análises, ao mesmo tempo em que possibilitam ampliar os olhares sobre esses sujeitos, suas representações, trajetórias, seus processos educativos e aprendizagens, revelam diversas contradições, desafios e demandas que marcam os processos formativos dos educadores de jovens e adultos construídos na interface da Educação do Campo. Dentre eles, destacam-se os desafios enfrentados por eles na dinâmica social e política de suas vidas e que, ao explicitarem tensões e fronteiras da educação formal com a educação não formal, indicam demandas para os processos formativos da EJA em áreas de Reforma Agrária.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Formação de Educadores de EJA; Projeto “Educação; Campo e Consciência Cidadã”.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )