SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número46A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campoEducação em Direitos Humanos: local da diferença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MEDEIROS, Andréa Borges de. Pobreza, relações étnico raciais e cotidiano escolar: narrativas do viver. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.167-189. ISSN 1413-2478.

Este artigo inscreve o discurso social de uma criança de 9 anos de idade, procurando interpretar os seus mundos vividos e também os imaginados. Trata-se de uma história de vida tomada pelo viés das narrativas que impeliram a menina a falar de si, de suas lembranças e de suas experiências vividas. O valor da humanidade vista nos pequenos frascos da inscrição do discurso social está no suposto de que as particularidades podem revelar modos de vir a ser, para além daqueles que revelam como se é. As dinâmicas de produção de sentidos processadas nas narrativas e na relação presente/passado revelaram múltiplas dimensões do seu viver. Isso implicou um olhar para a Memória e para a Identidade na sua dimensão social.

Palavras-chave : Pobreza; Relações Étnico-Raciais; Cotidiano Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )