SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue46Educação em Direitos Humanos: local da diferençaOs circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães. Preconceito, moralidade e educação moral para a diversidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.215-233. ISSN 1413-2478.

O presente ensaio discute o preconceito pelo prisma da psicologia moral e traz reflexões acerca da educação moral, com vistas ao respeito à diversidade. Ao realizar certo aprofundamento sobre o conceito, destrinchando-o como uma construção psicológica em constante relação com o social, indica-se a perspectiva de que o preconceito é um valor. Assim, com base em estudos do campo da moral, apresenta-se o preconceito como parte da moralidade e, consequentemente, da identidade do sujeito, em toda a sua complexidade. Por fim, apoiando-se nas reflexões realizadas, discute-se sobre a educação moral e apontam-se indicações sobre como realizá-la, principalmente à luz da perspectiva da resolução de conflitos.

Keywords : Preconceito; Moralidade; Educação Moral; Resolução de Conflitos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )