SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue47A teoria na prática é outra?: Considerações sobre as relações entre teoria e prática em discursos educacionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

DUBET, François. Mutações cruzadas: a cidadania e a escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.289-305. ISSN 1413-2478.

Neste artigo, o autor discute a cidadania ontem e hoje, considerando-a um tema complexo porque supõe a igualdade e a autonomia dos sujeitos. Ele tem como referência a escola republicana francesa, deliberadamente pensada como a escola da cidadania. A partir de uma retrospectiva histórica de movimentos que caracterizam a construção da escola republicana, tecida sob a influência da Igreja, o autor desvela contradições e paradoxos desse processo. Sua reflexão mostra que a educação foi configurando-se por uma forma escolar particular, que denomina de “programa institucional”, e que, em decorrência das mutações recentes do Estado-nação, este implicou transformações da própria natureza do trabalho sobre outrem. Por fim, o autor desenvolve um modelo de cidadania pós-nacional e pós-institucional, delineando apostas em torno das quais se constituiriam as novas figuras de uma “formação cidadã”.

Keywords : Cidadania; Instituições Educativas; Educação Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )