SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue47Mutações cruzadas: a cidadania e a escolaA volta do papel das crianças no contrato geracional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CARVALHO, José Sérgio F. de. A teoria na prática é outra?: Considerações sobre as relações entre teoria e prática em discursos educacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.307-322. ISSN 1413-2478.

O tema das relações entre teoria e prática na formação de professores é um caso particular de um problema amplo e complexo, cujos esforços de elucidação remontam ao próprio início da tradição filosófica. No presente artigo, ele é focalizado a partir de sua incidência em duas modalidades de discurso pedagógico que exerceram grande influência na formação de professores ao longo do século XX: as teorias da educação vinculadas a grandes sistemas filosóficos e os discursos pedagógicos construtivistas de Jean Piaget. O artigo examina as tentativas de transposição de teorias desses campos para os da prática educativa, ressaltando o caráter abstrato de prescrições que ignoram as práticas e os problemas característicos da cultura do trabalho escolar e dos princípios éticos e políticos que historicamente se associaram aos ideais da escolarização.

Keywords : Teoria e Prática; Teoria da Educação; Filosofia da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )