SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47Mutações cruzadas: a cidadania e a escolaA volta do papel das crianças no contrato geracional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

CARVALHO, José Sérgio F. de. A teoria na prática é outra?: Considerações sobre as relações entre teoria e prática em discursos educacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.307-322. ISSN 1413-2478.

O tema das relações entre teoria e prática na formação de professores é um caso particular de um problema amplo e complexo, cujos esforços de elucidação remontam ao próprio início da tradição filosófica. No presente artigo, ele é focalizado a partir de sua incidência em duas modalidades de discurso pedagógico que exerceram grande influência na formação de professores ao longo do século XX: as teorias da educação vinculadas a grandes sistemas filosóficos e os discursos pedagógicos construtivistas de Jean Piaget. O artigo examina as tentativas de transposição de teorias desses campos para os da prática educativa, ressaltando o caráter abstrato de prescrições que ignoram as práticas e os problemas característicos da cultura do trabalho escolar e dos princípios éticos e políticos que historicamente se associaram aos ideais da escolarização.

Palabras clave : Teoria e Prática; Teoria da Educação; Filosofia da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )