SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue47A teoria na prática é outra?: Considerações sobre as relações entre teoria e prática em discursos educacionaisMovimentos sociais na contemporaneidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

QVORTRUP, Jens. A volta do papel das crianças no contrato geracional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.323-332. ISSN 1413-2478.

O artigo apresenta as relações entre as categorias infância, adultez e velhice, estabelecendo sua correlação econômica, política e social. Retoma a lógica histórica a respeito das relações sociais entre as categorias e discute as consequências do aumento do número de idosos em relação à escassez de crianças, apontando os riscos causados por esse desequilíbrio. Por meio do conceito de contrato geracional, destaca o papel do investimento nas crianças, e em seu trabalho escolar, como uma vantagem para a sociedade como um todo, uma vez que os resultados do trabalho serão visíveis posteriormente. A argumentação busca, sobretudo, inserir as crianças em seu papel histórico como participantes e contribuintes da sociedade.

Keywords : Infância; Contrato Geracional; Participação Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )