SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue47Movimentos sociais na contemporaneidadePensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

GOROSTIAGA, Jorge M.  and  TELLO, César G.. Globalización y reforma educativa en América Latina: un análisis inter-textual. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.363-388. ISSN 1413-2478.

Este artigo trata sobre as relações entre os processos de globalização e as reformas educacionais implementadas na América Latina nas últimas duas décadas. Reportamos uma pesquisa que procurou caracterizar e comparar as principais perspectivas sobre este tema através da análise de textos produzidos por acadêmicos e por organizações governamentais e não governamentais. Empregando a metodologia da cartografia social, combinam-se ferramentas da análise textual com uma representação visual do discurso como campo intertextual. No mapeamento, identificamos sete perspectivas principais: Economicista, Inserção Imperativa, Integracionista, Crítica Normativa, Crítica Analítica e Mundialização Alternativa.

Keywords : Globalização; Reformas Educacionais; América Latina; Cartografia Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )