SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue47Globalización y reforma educativa en América Latina: un análisis inter-textualAbordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de  and  LINHALES, Meily Assbú. Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927). Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.389-408. ISSN 1413-2478.

O trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados.

Keywords : História da Escola; História do Currículo; História das Disciplinas Escolares; Educação do Corpo; Educação dos Sentidos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )